No dia 01/10/2009 aconteceu a 1ª formação da Olimpíada da Língua Portuguesa ministrada pela Professora Socorro Braga - Formadora Municipal da Olimpíada aos Coordenadores Pedagógicos que serão os formadores junto aos professores das escolas da Rede Municipal.
A oficina teve a carga horária de oito horas -
No primeiro momento assistimos uma apresentação dos objetivos da Olimpíada, estudamos os referenciais teóricos sobre as concepções de Gênero e Sequências Didáticas.
Fizemos a leitura do texto " A leitura em sala de aula " - do Almanaque na Ponta do Lápis nº 5 -pag 12 e 13.
Depois da discussão do texto e troca de experiências, lemos o texto "Produção de texto: ponto de partida e ponto de chegada" - do Almanaque na Ponta do Lápis nº9 pag- 5,6 e 7.
Com muito aproveitamento chegamos a conclusão que trabalhar com leitura e texto não é uma tarefa tao fácil, e que precisa ser uma atividade muito elaborada.
Depois do almoço fomos montar a sequencia didática - que previamente foi recortada em nove pedaços para que fosse colada numa folha de papel - era uma atividade de investigação para que pudessemos ter um diagnóstico do conhecimento de uma SD para trabalhar Gêneros.
Surgiu um questionamento sobre a sequência didática, pois a do CENPEC diverge de alguns autores, pois a do Gênero tem uma finalidade, as outras não.
Dúvida esclarecidas acessamos o Blog criado da formação para ver os acertos na montagem da sequencia. Atividade muito proveitosa.
Logo em seguida fomos a para a primeira produção com o tema "Preto e Branco" surgiram textos interessantes que publicaremos. É so aguardar.
Lemos coletivamente o texto Preto e Branco de Fernando Sabino para que todos entedessemos como fazemos um diagnóstico, e partimos para o texto coletivo, na produção de poesias, reportagens e texto de opinião.
Na avaliação agradecemos por ter mais esta oportunidade de aprendizagem.
Agora aguardamos a próxima formação onde serão entregues as maletas dos formadores,
hoje recebemos a remessa de 30 maletas.
PLANOS DE AULA DE ARTE DA QUARENTENA
Há 3 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário