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quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Sequência Didática

Texto retirado do Almanaque Na Ponta do Lápis Nº 05

Depois de montar a Sequencia Didática, vamos conferir os acertos.

1 - Compartilhar a proposta de trabalho com os alunos

É importante explicar o trabalho passo-a-passo. Uma sugestão é fazer uma roda de conversa para apresentar o gênero que será estudado e comentar as diversas atividades que serão desenvolvidas. Organize, junto com a turma, um plano de ação, anotando em um cartaz cada etapa da proposta.

2 - Mapear o conhecimento prévio dos alunos

Nessa etapa, os alunos conversam sobre o que conhecem do gênero que será trabalhado e escrevem o primeiro texto. Ao propor a primeira produção, o professor deve detalhar a situação de comunicação: para quem se destina o texto (pais, colegas, pessoas da comunidade), qual é a finalidade (informar, convencer, divertir), que posição tem o autor (aluno. Representante da turma, narrador), onde o texto vai ser publicado (numa coletânea, no jornal da escola, no mural da sala de aula, no jornal local).

Essa produção aponta os saberes dos alunos e dá pistas para que o professor possa melhor intervir no processo de aprendizagem.

3 - Ampliar o repertório dos alunos

De posse do mapeamento dos alunos – informação preciosa para avaliar em que ponto está a turma – o professor elabora um conjunto de atividades de leitura, escrita e oralidade, as mais diversas possíveis.

É fundamental oferecer bons e variados textos; aproximando a turma do gênero em estudo em estudo. Essa diversidade de propostas amplia a possibilidade de êxito dos alunos.

4 - Analisar as marcas do gênero

No decorrer das atividades, é essencial a mediação do professor, para que os alunos consigam analisar e identificar os recursos utilizados pelos autores na escrita. Por exemplo: ler textos, identificar as marcas próprias do gênero ( as expressões próprias, os tempos verbais utilizados).

5 - Buscar informações sobre o tema

Esta é uma atividade valiosa para dar consistência ao texto. É preciso conhecer o tema sobre o qual se escreve, qualquer que seja a situação comunicativa, pesquisando, entrevistando pessoas, coletando dados da cultura local. É preciso dominar o conteúdo (ter como dizer) e a forma (ter como fazer), utilizando o gênero mais apropriado para a produção.

6- Produzir um texto coletivo

Essa é uma etapa bastante desafiadora da sequência didática. O professor coordena a produção de texto coletivo, dando oportunidade para que os alunos troquem ideias, exponham seus conhecimentos, dúvidas. Neste papel, o professor incentiva a participação de todos, organiza as falas, faz intervenções, transforma o discurso oral num texto escrito.

7 - Escrever um texto individual

É hora de o professor mobilizar os alunos para a escrita individual. Para realizar essa atividade, é necessário retomar a situação de produção e relembrar as marcas próprias do gênero. Nessa produção final, o aluno deve por em prática tudo o que foi aprendido ao longo da sequência didática.

8 - Fazer a revisão e aprimoramento do texto

Essa é uma tarefa árdua para professor e alunos. Exige ler, reler, identificar o que não está bem claro e os aspectos que devem ser melhorados no texto. Por isso, o professor precisa incentivar e auxiliar seus alunos a vencer o desafio.

9 - Publicar os textos produzidos pelos alunos

Finalizando o trabalho, organize os textos para publicação. Escolha o portador mais adequado ao gênero.

Por exemplo, para contos maravilhosos, transforme os textos dos alunos em um livro ou coletânea, se você trabalhou com notícia, publique-as no jornal local, ou no jornal mural.

Com publicação pronta, prepare com cuidado o lançamento.

Convide pais, professores, colegas da escola, pessoas da comunidade. Essa significa conquista – de professor e alunos – merece celebração.


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